terça-feira, 2 de junho de 2009

O mundo a parte dos rickshaws




Transporte publico em Vadodara e quase uma lenda. O unico disponivel e o onibus, alias, deveria ser disponivel, mas disponibilidade nao e uma palavra adequada. Conto nos dedos os onibus que circulam na cidade...tudo bem, e uma cidade bem pequena, mas perai ne....em questao de densidade demografica Vadodara esta bem no ranking. Segundo algumas fontes a populaçao da cidade e de mais ou menos 2 milhoes.
E mesmo que os onibus existam, saber onde ficam os pontos proximos e horarios que eles passam e uma missao impossivel! Nem os proprios moradores da cidade conseguem explicar direito. Nao a toa que grande parte das pessoas por aqui se ultiliza de skooters, motos, e carros, como e o caso dos outros trainees que por aqui vivem. A maioria tem uma skooter,bem velha, e bem usada que acaba custando aproximadamente U$ 100 dolares americanos. Dirigir essas skooters realmente e bem facil, ate ja aprendi, mas o problema e criar coragem e se aventurar pelo transito da cidade que e uma loucura! Alem do mais, meu trabalho fica na area industrial da cidade, um pouco distante, o que fez com que eu descartasse a opcao de comprar uma motoca.
Pois bem, para mim e para o resto da populacao que nao tem dindin para ter seu proprio meio de locomocao, a melhor opcao acaba sendo os rickshaws.
Apesar de ser assaltada quase todas as vezes na hora de pagar a “corrida” simplesmente por estar na cara que eu sou turista, andar de rickshaws e divertido. Cada dia uma surpresa diferente. O mais engraçado e quando eles insitem em vir o caminho inteiro conversando com vc em Hindi e por mais que vc fale que nao esta entendendo nada eles nao param de falar, e rir, e conversar.... mas eu ja tenho uma otima tatica para essas situaçoes..começo a falar em hebraico com eles! assim eu aproveito para praticar meu hebraico. E e impressionante mas parece que eles entendem...eles continuam conversando e respondendo. Estou achando otimo!

Mas tem vezes que e dificil de achar um rickshaw que queira te levar pois vc esta indo para um lugar que e muito perto....outras vezes eles se recusam pois dizem que e muito longe....e bem complicado desse jeito! Eles so querem se locomover por lugares que nao sao perto...mas atencao...que nao sao longe tb! Por exemplo quando cheguei de Mumbai, sai da estacao de trem as 6 da manha de uma segunda-feira, mas quando finalmente consegui um rickshaw, ja eram quase 7 manha...40 minutos tentando encontrar alguem que me levasse ate em casa. Todos falavam que era muito perto e queriam me cobrar um preco absurdo ao inves de usar o “taximetro”. Como eu estava cansada, acabei sedendo e fechei por um preco nao tao absurdo.

No mesmo dia, quando estava saindo para o trabalho, a dificuldade foi encontrar um rickshaw que me levasse para o escritorio, pois todos alegavam ser muito longe! Tudo bem, e uma viagenzinha de 20 , 25 minutos...mas o caminho de volta e bem movimentado, o que nao os impede de conseguir clientes.
No final eu sempre acabo pagando o dobro da corrida, pois para eles minha empresa fica “fora” da cidade....normalmente pago de 70 a 100 rupias, o que nao e nada se convertido para dolares ou real, mas para a realidade de Vadodara e um absurdo de caro.
Outra opcao sao os rickshaws tipo “lotacao”. Sim, e bem mais barato, vc paga em torno de 5 rupias por parada. O problema, e que como meu trabalho e longe eu tenho que trocar de ponto umas 5 vezes. Desco na estacao de trem, de la pego outro que me leva ate um certo ponto, depois troco e pego outro e assim vai....outro inconveniente e que as vezes acabam entrando umas 8 pessoas em um rickshaw que cabem 4 ou 5 no maximo!
Eu me arrisquei nesse esquema por um tempo, mas para chegar no horario eu tenho que acordar bem mais cedo, ficar esperando em baixo do sol e comendo poeria em cada parada, fora vir o caminho todo espremida... Prefiro pagar minhas 100 rupias e pronto...Agora eu estou tentando convencer o motorista do rickshaw que fica no ponto perto de casa a fazer um plano “semanal”. Pagar 400 rupias por semana para ele me levar todo dia pro trabalho. Venho tentando explicar isso pra ele a alguns dias...acho que a parte de ir com ele todos os dias ele ja entendeu...agora estou aos poucos explicando a forma de pagamento e tentando explicar que ele nao tem nada a perder pois vai ser um dinheiro garantido para ele toda semana,mas a comunicacao esta dificil!

Pois e...ter paciencia aqui e uma questao de sobrevivencia para qualquer estrangeiro...nao adianta, eles vivem em outro ritmo, outra dimensao... :)

Um comentário:

  1. Nossa Ké
    que sufoco ein...
    eu fico aqui lendo e imaginando a cena... deve ser bem complicado, mas ao memso tempo muito diferente e engraçado..
    sua conversa hindu/hebraico entao... que comedia
    enfim to amando seu blog...
    ate minha mae le.. mas nao sabe comentar... mas ela adora tbm..
    bom saber que voce esta sobrevivendo ao caos do transito ai.... mas cuidado ein... nada de compra uma skooter ein...
    a boa sorte com o tio do rickshaw.. depois conta se conseguiu a corrida semanal
    beijos
    beijaooo

    ResponderExcluir