domingo, 14 de junho de 2009

Sistema de Castas: Religião x Exclusão

Apesar de ser considerado ilegal desde 1947, ainda hoje 80% da populaçao do pais continua seguindo esse sistema.

Estudos indicam que sua origem data de 850 a.c, tendo surgido da divisao do imigrante de pele clara (aria) e os nativos de pele escura (dasya), que passavem a ser denominados de "dasas", ou seja, escravos.
Em um dos livros sagrados do Hinduismo, defini-se casta como um grupo social hereditario, onde a condiçao do individuo passa de pai para filho, pois ele so pode se casar com pessoas do proprio grupo. Alem disso, tambem defini-se sua profissao, vestuario e habitos alimentares.


Originalmente a divisao social Hindu era baseada em apenas 4 categorias:Brâmanes (sacerdotes, religiosos e nobres), os Xátrias (guerreiros), os Vaixias (camponeses e comerciantes) e os Sudras (escravos). Separados dessa estrutura social estão os "párias", os sem casta ou “intocáveis”, hoje chamados "dalits". Mas com o passar do tempo, tem surgido centenas de subdivisões no sistema, que não param de se multiplicar. Segundo estimativas, na India de hoje existem em torno de 6.400 castas!

O triste e saber que os Dalits representam 18% da populaçao da India.


Para quem leu meu post anterior sobre as obras publicas, pode perceber a que tipo de trabalho eles estao fadados a cumprir. E comum ver mulheres e crianças trabalhando pesado, seja em costruçao civil, limpeza de fossas, limpeza das ruas...

Tendo como "apoio" o quesito religiao, fica dificil pensar ou argumentar qualquer tipo de mudança. Ate a nossa propria indignaçao perde força diante a retorica espiritual que envolve esse pais.
Fazer o que se os proprios Dalits acreditam ter nascido para isso, pois tudo e uma questao de reencarnaçao e meritos da vida passada?

Nao pretendo argumentar aqui o que e certo ou errado. Tudo nesse pais e muito complexo. E muita gente, e muita historia, e muita religiao.

Assumo ficar chocada e indignada com muitas coisas que vejo e vivo por aqui. E muito triste ver a humilhaçao e as condiçoes precarias de vida dessas pessoas (se e que ainda podemos chamar de vida), mas fico longe de julgar a sociedade ou o governo Indiano, afinal, antes disso, precisamos parar com a nossa propria ignorancia e enxergar que o sistema de castas, na realidade,existe no mundo inteiro.

Nao teria o Brasil o seu proprio sistema de castas? Excluindo e dividindo a sociedade entre os "tocaveis" e os "intocaveis"? A unica diferença e que o nosso sistema nao esta envolto sob o manto espiritual e religioso. O nosso sistema de castas,como tudo no Brasil, e mais esculaxado mesmo...


Nao importa o pais. India, Africa, Brasil, China...nao importa! A pobreza, a miseria, a fome, sao problemas globais. Nos mesmos nos apoiamos nisso. Nosso lixo e nosso luxo fazem parte desse ciclo vicioso.


Temos como mudar essa realidade?

Eu acredito que sim. Precisamos acreditar que sim, que e possivel.
O ser humano nao precisa de muito para sobreviver, a unica coisa que falta para os "intocaveis" do mundo e simplesmente uma oportunidade,uma chance.
Todos nos ja nascemos com o dom da sobrevivencia, com o poder do aprendizado. Cada ser humano nesse mundo e um potencial em si, e capaz de desenvolver habilidades e delas seguir seu caminho, mas muitos nao tem nem a chance de começar...

Um comentário:


  1. concordo completamente com vc
    e acho que no mundo inteiro temos castas, porém como vc mesma diz, nem todos são tão fortes, mas existem em todo lugar.
    e quanto a pobreza, essa eu acho dificil resolver... quanto mais se tem mais se quer... e hoje em dia tem muita gente disposto a qualquer coisa para ter uma vida repleta de luxos materiais...

    ResponderExcluir