quinta-feira, 25 de junho de 2009

E no ambiente de trabalho...

Os indianos sao muito engraçados! Alem de engraçados, eles sao muito preocupados com o seu bem estar. Acredito que por eu ser de outro pais, outra cultura, eles tem um tipo de preocupaçao familiar, como se fossem meus pais.

Achei que perguntas do tipo: Voce trouxe comida, ja se acostumou com o calor, chegou direitinho no trabalho, precisa de alguma coisa, algum remedio, tem o que jantar, ja falou com seus pais, nao passou mal com a comida daqui,etc...... fossem durar apenas na primeira semana, pois tudo ainda estava muito novo.

Engano meu! ate hoje, depois de mais de um mes trabalhando aqui, eles ainda fazem as mesmas perguntas!

As meninas do escritorio acham que eu estou palida todos os dias, sempre me perguntam se euconsegui dormir bem...nao se acostumaram com a minha cor branca ainda...Perguntam se eu me alimentei direito, entram na minha sala varias vezes por dia perguntando se esta td bem, se nao esta muito calor pra mim, se eu nao preciso de agua, remedio, descanso...sao super atenciosas, ate demais!

Meu chefe entao, as vezes parece meu pai. Ficou preocupado com o rickshaw que me traz para o trabalho (sim! consegui arranjar um rickshaw fixo), ate ja falou pessoalmente com ele, anotou a placa do rickshaw caso aconteça alguma coisa. Segundo ele, so por segurança, e visto que eu trabalho na empresa dele, ele e responsavel por mim durante minha estadia, assim como e responsavel por todos os funcionarios dele.

Ontem por exemplo, eu pedi para sair mais cedo pois queria acompanhar uma comemoraçao religiosa que estava tendo no centro da cidade...ele disse que era muito perigoso, que e muita gente, muito homem, e que os indianos tem a mentalidade diferente e que vira e mexe sempre sai algum conflito entre os muçulmanos e os hindus....mas se eu fizesse questao de ir, o motorista da empresa me levava e me acompanhava.

E um tipo de preocupaçao engraçada! Nunca imaginaria isso no meu ambiente de trabalho. E conversando com os outros trainees, principlamente com as outras meninas, percebo que e algo comum, com elas acontece a mesma coisa...seus chefes tambem perguntam se elas ja ligaram para os pais, se estao precisando de algo, se estam se alimentando bem, etc...

Tem horas que tanta pergunta ate enche o saco um pouco, mas da para levar na boa...e tem seu lado bom tambem! todo dia, o copeiro do escritorio (a pedido do meu chefe), alem de a cada hora vir trocar meu copo de agua, tambem me traz toda tarde alguma fruta, descascada, cortada e lavada! Agora por exemplo ele acabou de me trazer um potinho cheio de lichias, descascadas e cortadas, geladinhas!! uma delicia!

O ritmo de trabalho aqui tambem e totalmente diferente. Tudo e mais tranquilo, nada e para ontem...ao contrario...podemos deixar ate para semana que vem. Nao e um ambiente estressado, corrido, nervoso...todos trabalham em seu proprio ritmo. Meu chefe vive falando que eu preciso parar um pouco durante o dia, dar uma descansada, relaxar....segundo ele eu sou uma workaholic...imagina!!!! estou trabalhando na metade do meu ritmo habitual...e ainda pareço uma workaholic! Acho que eu estava mal acostumada com o ritmo de Sao Paulo....e tao bom nao precisar trabalhar under pressure.... assim posso comer minhas lichias sossegada!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário