sexta-feira, 15 de maio de 2009

Haridwar


E em Haridwar que o Ganges, rio mais sagrado da India, comeca sua jornada pela planicie apos descer do Himalaia. Isso faz dessa cidade um ponto de peregrinacao, atraindo muitos hindus devotos.

Encontramos aqui muitos ghats ( as famosas escadarias para o rio) e templos para o banho. Aqui , os peregrinos praticam os rituais hindus com o objetivo de alcancar a salvacao de seus antepassados.Nesse local e visivel a fe desse povo para com o rio.

Nessa cidade, pela primeira vez pude perceber como de fato sou diferente para eles. Realmente ser branca e loira na India faz voce passar por situacoes no minimo bizarras. Fui com meu irmao caminhar pela beira do Ganges, onde tem uma longa rua de comercio, cheia de barraquinhas e afins...e simplesmente nao conseguimos. A primeira pessoa que veio pedir para tirar uma foto com agente eu ate achei engracado...mas depois de 5 minutos percebi que estavamos cercados de gente, cada um com seu celular, seua camera, pedindo humildemente para tirar uma foto. Voce simplesmente nao consegue falar nao, acaba aceitando...foto com criancas, familias, homens, mulheres...tivemos que voltar e assistir a cerimonia de cima da ponte.
Alguns ate voltavam depois de meia hora para nos mostrar com orgulho a foto ja revelada....

Sim, os indianos olham, te seguem, nao sao nada discretos, mas nao se trata de um olhar malicioso, e sim um olhar curioso. E nao estou me referindo somente aos homens...sao mulheres que param pra conversar com voce, criancas que agarram na sua mao e andam com vc o caminho inteiro, enfim....algo unico.

A foto acima e um exemplo disso. Essa familia veio seguindo o caminho inteiro, e na primeira oportunidade, quando eu parei pra comprar uma agua, eles pediram pra tirar uma foto...

Bom, eu tambem aproveitei e tirei uma foto...apesar da indiscricao eles sao muito simpaticos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário