quinta-feira, 17 de setembro de 2009

E o judaismo?

Antes de vir pra ca, eu ainda nao sabia direito onde iria morar, como seria minha cidade, minha casa, minha rotina, nada! Mas eu ja sabia que na cidade vizinha havia uma pequena comunidade judaica e uma sinagoga. Isso e que da ter uma idiche mame e um idiche papi internautas! Depois de uma intensa pesquisa e troca de emails, eles conseguiram o contato de uma indiana judia - Shulamit -disposta a me receber para um shabat quando eu quisesse.


Mas foi apenas depois de 4 meses morando aqui que tive a chance de ir para Ahmedabad conhecer essa curiosa e pequena comunidade judaica da India.

Shulamit me enviou por email um convite para a celebraçao dos 75 anos da sinagoga. A programaçao começaria na sexta-feira, com um shabat, e se estenderia ate sabado a noite. Muito simpatica, Shulamit se desculpou por nao poder me receber em sua casa desta vez, pois iria receber muitos familiares de Mumbai e Pune , mas fez questao de me reservar um quarto em um hotelzinho perto da sinagoga.

Ahmedabad fica apenas a 1 hora daqui. E uma cidade bem mais desorganizada, suja e pobre se comparada a Vadodara, mas nao deixa de ter um certo charme (charme nas proporções indianas). Segundo algumas informaçoes que me foram dadas e pesquisadas, a comunidade judaica se deu incio em Ahmedabad pois alguns judeus vieram com o serviço ingles, na epoca de domino sobre a India.Vieram com o exercito, outros com serviços como correiros, ferrovias, etc...seus filhos se tornaram advogados, medicos e professores. Mas hoje em dia, quase toda a comunidade fez Alia.

Para encontrar a sinagoga foi complicado. Situada em uma rua estreita, no final de um mercado de rua (que me lembrou muito as famosas Shuk's de Israel) a sinagoga e imponente. A primeira coisa que chama a atençao sao as grades pois, por aqui, nada (incluse os templos religiosos) tem proteçao como grades ou muros, mas a sinagoga, alem de ter um portao de ferro na entrada tambem tem 3 seguranças(2 homens e 1 mulher) com sensores de metal, revistando cada pessoa que entra. Outra coisa tambem engraçada e o toque do "charme" indiano que a sinagoga tinha...na parte de fora, muitas luzinhas coloridas, do tipo que vemos no natal, cobriam toda a fachada desde o telhado ate o piso. Na entrada, muitas flores e velas no chao. No salao interior a decoraçao nao podia ser diferente. Muitas flores penduradas, bixigas, tudo muito colorido! Colorido que ganhou ainda mais força quando a sinagoga começou a lotar, com as cores dos saris das indianas!


Assumo que inicialmente senti uma certa estranheza. Ver os indianos usando kipa, alguns conversando em hebraico, as mulheres tambem cobrindo a cabeça com um pequeno lenço...eu nao conseguia imaginar como, no meio de um pais enorme, no meio de tanta gente, no meio de uma reliigiao tao massiva que se faz presente com imagens e templos por todos os lados, ainda assim existe essa pequena comunidade judaica. Mas foi so começar o serviço de shabat que a estranheza foi embora! Foi confortante me sentar dentro da sinagoga, ler o sidur e ouvir as mesmas rezas de sempre, e mesmo estando tao longe e inserida em uma realidade totalmente diferente, mesmo assim, tive a sensaçao de estar em casa de um certo modo. E mesmo nao conhecendo ninguem, nao entendo a lingua deles, nao sabendo nada sobre a historia daquelas pessoas, na sinagoga falamos a mesma lingua, na sinagoga nos compreendemos, na sinagoga somos todos a mesma familia.

O shabat foi inteiro comandado por 3 meninos de 11 anos. Uma coisa linda! A facilidade e fluencia com que eles rezavam e liam o sidur, a concentraçao daquelas crianças e a atençao que todos os presentes davam foi algo unico! Todos rezando juntos, homens, mulheres, muito concentrados! fazendo todos os movimentos, de se curvar, de virar para um lado, para o outro...
Perguntei onde aquelas crianças aprendem hebraico e judaismo, pois escola judaica nao existe.Um dos presentes me contou que as aulas sao na sinagoga mesmo, todos os domingos pela manha, e as crianças nao faltam 1 domingo se quer!


Apos a cerimonia, fomos para o pateo externo onde o jantar foi servido. Para minha tristeza nao teve nada de vareniks, guefiltfish ou chala...era tudo comida indiana, obvio! Mas estava uma delicia mesmo assim.

Foi nesse momento que eu comecei a reparar mais no jeito desses indianos judeus, e ao mesmo tempo que percebi algo de muito diferente comparado ao jeito indiano de ser, percebi algo muito similar comparado ao jeito judaico de ser. Diferente dos outros indianos pois esses se mostraram mais tranquilos, falando mais baixo, um pouco mais "educados", e a similaridade ao jeito judaico foi percebida mais entre as mulheres. Todas tagarelando, cumprimentando todo mundo, as maes mostrando com aquele ar de orgulho os filhos para as amigas, com assuntos do tipo : - olha so como ele cresceu, eles esta estudando, vai viajar, bla bla bla... tambem reparei que as mais senhorinhas, antes de irem embora, fizeram o famoso "embrulhinho" com alguns dos docinhos para levar para casa...ok, nao sei se isso e de fato uma caracteristica judaica, mas na minha familia pelo menos posso garantir que e! :D



No dia seguinte, acordei cedo e fui acompanhar a reza da manha.
Depois foi a hora do tesoureiro da sinagoga agradecer algumas pessoas importantes da comunidade. Essa parte durou mais de 2 horas! Apesar da comunidade ser muito pequena (apenas 30 familias), eles fizeram questao de contar a historia de cada uma! de como cada membro tem ajudado a manter a sinagoga (ele leu um por um, todos os nomes de quem doou dinheiro e a quantia que cada um doou, todos foram aplaudidos!) e tambem homenagear todos os judeus que de alguma forma se destacam com importantes cargos em Ahmedabad. Muitos dos judeus fundaram escolas na cidade, alguns trabalham com o governo, um outro foi o fundador do zoologico da cidade, enfim....nao diferente de outros paises no mundo, temos representantes em respeitosas posiçoes profissionais.
Apos tudo isso, serviram o almoço, e eu fui embora.

Foi uma experiencia muito interessante. Eu estava totalmente desligada e distante do judaismo por aqui, eu estava apenas conhecendo e vistando templos e mais templos hindus, pesquisando e tentando entender as festividades hinduistas, e foi bom poder fazer um shabat, ouvir nossas rezas, me sentir acolhida de alguma forma.

Tambem fiquei bastante emocionada com os membros da comunidade de Ahmedabad, que com muita satisfaçao e alegria, se esforçam para manter a sinagoga funcionando, se esforçam para nao deixar a chama do judaismo se apagar no meio de tanta diferença e indiferença dos outros milhoes de habitantes da cidade. Se esforçam e se orgulham! Eles sao muito orgulhosos por serem judeus, sao muito orgulhosos por ainda carregarem nossa historia, e nao podia ser diferente! Eles sao vitoriosos e tem todo o direito de se orgulhar!


A festa da sinagoga foi um grande evento, judeus de Mumbai, Pune, e outros estados vieram participar e no dia seguinte ate uma materia saiu em todos os jornais, onde o hazan da sinagoga diz em um depoimento:
" This is the biggest day of our lives, this event is important for the entire community"

Achei tocante. Relatar essa comemoraçao como o maior dia de sua vida mostra a importancia e o valor que eles tem em manter nossa tradiçao e nossa religiao, e podem ter certeza, que se hoje estamos comemorando 5770 anos de historia e sobrevivencia, e por causa de judeus como eles. Que acreditam, que sentem amor e fazem questao de cultivar e permanecer com essa identidade, a identidade de um povo, de uma historia, de uma unica fe e de um unico D's!

Shana Tova!

Desejo a todos voces, nesse novo ano que se inicia, que possam carregar no coraçao um pouco disso tudo que eu pude relatar.Um pouco desse orgulho, dessa vontade e alegria de sermos judeus!


She hechianu vechimanu vehiguianu lazman aze!

3 comentários:

  1. Keren
    Tua mãe leu este texto ontem no jantar de Rosh Hashaná e nos emocionamos muito! Shaná Tová para você e aproveite muito esta experiência!
    Rosely e Milton

    ResponderExcluir

  2. Estou muito orgulhosa de tudo o que vc tem vivenciado e escrito neste blog ,principalmente este texto sobre o judaismo.Todos mostram seu carater,o seu respeito pelas pessoas,pela simplicidade,e a essencia da educaçaõ judaica que eu e seu pai procuramos te dar desde o dia que vc nasceu.
    Te amo infinito!!!!!
    Mãe.

    ResponderExcluir
  3. Keren,
    Em primeiro lugar Shaná Tová.
    Adoramos poder estar acompanhando esta sua vivência através de seu blog.
    São momentos unicos os quais você descreve de uma maneira muito especial. Parabéns.
    Heidi e Milton

    ResponderExcluir